Edição 83 – Doenças de pele na infância

Dra. Bia Baldi revela que têm aumentado a procura por tratamento em seu consultório

Por Dra. Beatriz F. Baldi CRM 121.398

Conforme dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, as doenças de pele representam 20% das consultas nos consultórios pediátricos, no entanto, a Dermatologia Pediátrica ainda é uma área pouco divulgada no Brasil, até porque, não há uma normatização da área de atuação, como existe nas áreas de Gastropediatria, Neuropediatria, Endocrinopediatria, entre outras. Sendo assim, a maior parte dos tratamentos na área acaba sendo encaminhado para dermatologistas, o que acontece no consultório da Dra. Beatriz Baldi, em Assis. Ela revela que tem atendido cada vez mais crianças e que nessa época do ano normalmente há maior incidência de casos de problemas de pele.

Mãe de dois filhos pequenos e apaixonada por crianças, Dra. Beatriz revela que gosta muito da área e explica que há diferenças entre as doenças que acometem os adultos e as crianças, com tratamentos distintos em relação a doses de medicação e avaliação de seu desenvolvimento. A dermatologista acrescenta ainda que é muito importante que os pais estejam sempre atentos e examinem seus filhos em casa visando reconhecer qualquer alteração para que possam procurar tratamento no início da doença.

DERMATITE ATÓPICA

Mais comum em bebês e na infância, essa doença tem como características pele seca, inflamação, coceira, vermelhidão e erupções na pele. Dra. Beatriz explica que há muita dúvida e desinformação em relação a quais produtos utilizar e muitas vezes há relação com a alergia alimentar, com restrição da dieta da criança sem necessidade.

Molusco contagioso ou Verruga

Mais comum entre 1 e 5 anos, trata-se de uma doença viral que é provocada pelo poxvírus. É transmitida por contato direto, podendo ser pelo comportilhamento de brinquedos e em tanques de areia. Leve seu filho ao médico assim que notar a primeira verruga, assim evita-se que elas se espalhem pelo corpo todo.

Doença mão-pé-boca

Mais comum antes dos 5 anos, é causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo. É contagiosa e também pode provocar estomatites. Entre os sintomas estão febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões.

Dermatite seborreica

Comum em bebês e na infância, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença do fungo Pityrosporum ovale. Se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam.