Beatriz F. Baldi CRM 121.398
Por Dra. Beatriz F. Baldi CRM 121.398
A gravidez é um dos períodos de maior transformação no corpo das mulheres, causando muitas vezes angústia e uma série de dúvidas. Algumas gestantes sofrem com acne, aumento de pelos no corpo e escurecimento da pele, situações estas muitas vezes passageiras, e que podem melhorar após o parto. A procura por procedimentos estéticos durante esta fase gera muitas dúvidas, e realmente vale lembrar que é importante ter cuidado, já que alguns procedimentos são extremamente contra-indicados neste período.
A limpeza da pele pode ser realizada, porém o uso de alguns ácidos pode ser perigoso, principalmente o ácido retinóico e seus derivados, pois podem prejudicar o bebê. Vale lembrar que peelings podem conter este tipo de substância, devendo ser evitados durante este período, tanto para o tratamento da acne, quanto do melasma.
“Somente o peeling de cristal está liberado, uma vez que consiste apenas em uma esfoliarão mais profunda à base de cristais, explica a dermatologista.
Substâncias como vitamina C e ácido hialurônico podem ser utilizados de acordo com as orientações do dermatologista e do obstetra. Protetores solares podem e devem ser utilizados neste período, sem maiores riscos.
CABELOS E CORPO
Quanto aos cuidados com o cabelo, a atenção deve ser redobrada. Os produtos químicos utilizados no alisamento dos fios são muito perigosos, pois podem penetrar na corrente sanguínea por meio do couro cabeludo, e atingir o bebê. Qualquer tratamento que alise à base de formol é proibido, porém os alisamentos sem essa substância também devem ser evitados, assim como a coloração dos cabelos usando tinturas à base de amônia.
Quanto aos tratamentos corporais, estão liberadas massagens e drenagem linfática, assim como o uso de hidratantes e óleos corporais.
“Laser e radiofrequência são proibidos, assim como outros tratamentos para flacidez e celulite, devendo ser realizados apenas após o parto”, afirma Dra Beatriz.