Edição 81 – Implantes de silicone corrigem a flacidez das mamas?

“Comparações entre volumes utilizados ou indicados para as amigas é uma constante, mas devemos levar em conta que a estatura, peso e morfologia do corpo, dentre outros fatores”.

Dr. Bruno Baldi CRM 108.381

Hoje, em nosso cotidiano clínico, temos a mamoplastia como a segunda cirurgia mais realizada, podendo ser com ou sem a inclusão de implantes, ficando atrás apenas da lipoaspiração. Durante a minha consulta criei um cronograma onde consigo sanar a maioria das dúvidas das pacientes, uma vez que possuo mais de uma década de experiência com este tipo de cirurgia. Existem alguns mitos que o ‘Dr. Google’ cria, que são até engraçados, e às vezes são difíceis de contornar, mesmo que o ‘Dr. Yahoo’ diga o contrário. 

O mais comum deles é que ‘implantes de silicone resolvem a queda das mamas’. Infelizmente não corrigem! Eu seria o cirurgião mais feliz do mundo se isso fosse verdade, pois resolveria a situação com 1 hora de cirurgia, em vez de 3 a 4 horas necessárias. Quando temos a queda da mama, a aréola desce também. Caso não a subamos, a sua posição não irá mudar com a inclusão. O implante ficará apoiado no sulco mamário e a aréola abaixo dele. Implantes de silicone não corrigem a posição das mamas, e muito menos tratam flacidez!

ES: Dr. Bruno, o implante vai deixar a minha mama mais ‘durinha’?

Dr. Bruno Baldi: Esse é outro mito, pois os implantes são criados para mimetizar/simular a textura natural das mamas. Existem algumas marcas um pouco mais coesas/firmes, porém a diferença entre elas é muito sutil. “Este mito se deve ao que ocorre em pacientes com mamas muito pequenas, onde ao colocarmos os implantes, os mesmos ficam tensos devido à pressão exercida pela pele sobre eles. Neste caso os implantes deixam as mamas com pouca mobilidade e desta forma com a falsa impressão de estarem ‘mais firmes’. Faça teste: quando for consultar o seu cirurgião, peça para apalpar uma amostra de implante e confirmará o que eu estou falando.

“Comparações entre volumes utilizados ou indicados para as amigas é uma constante, mas devemos levar em conta que a estatura, peso e morfologia do corpo, dentre outros fatores, são características individuais, únicas para cada pessoa. Assim, apesar de parecer óbvio, vale sempre lembrar que o que fica bom para você pode não ser o ideal para sua amiga!, finaliza dr. Bruno.

ES: E quanto às estrias?

Dr. Bruno Baldi: Esse é um fator que não devemos levar em consideração quando indicamos o volume dos implantes. Pensemos nas seguintes situações: colocamos um volume menor que o desejado, com medo de termos estrias, e mesmo assim elas aparecem! Ora, se eu soubesse que iriam surgir estrias de qualquer jeito eu teria colocado um volume maior! Colocamos um volume pequeno e as estrias não aparecem. Tão certo quanto 2+2=4 virá a pergunta: ‘Dr. Bruno, será que não poderíamos ter colocado um volume maior e mesmo assim elas não iriam aparecer?’ Escolha um volume e esqueçamos da possibilidade delas.