Edição 87 – Olheiras: Como recuperar um olhar descansado

Por ES e Dr. Beatriz Baldi CRM 121.398

O rosto é a primeira parte do corpo a revelar o passar dos anos. Conforme vamos envelhecendo, o surgimento de linhas de expressão e rugas deixam nossa aparência cada vez mais “cansada”. O envelhecimento da pele acontece de forma diferente em cada pessoa e, saber diagnosticar o local que está precisando de uma “levantadinha” é fundamental para que se possa atuar de forma que o rosto fique o mais harmônico possível.

Muitos tratamentos podem ser feitos logo no surgimento dos primeiros sinais, de forma a amenizar, ou mesmo prevenir alguns sinais de envelhecimento. Fomos procurar saber como recuperar o tônus da região dos olhos com a dermatologista Dra. Beatriz Baldi, da Clínica Baldi, que explica na reportagem a seguir o que fazer para conquistar um olhar descansado novamente. Confira!

OLHEIRAS

Dra. Bia explica que a região ao redor do olhos é muito sensível, com pele mais fina e justamente por isso apresenta precocemente sinais como linhas de expressão ,  escurecimento da pele e as temidas olheiras. Diversos fatores podem desencadeá-las: Genética, já que algumas etnias possuem  uma tendência a pigmentação nesta região, presença de vasinhos mais dilatados em pálpebras, dietas restritivas e tabagismo são alguns dos fatores predisponentes.

No entanto, felizmente a dermatologia revela que há tratamento para o problema. Um dos procedimentos , segundo Dra. Bia, seria o preenchimento da região entre a pálpebra inferior e as bochechas, com o ácido hialurônico. Essa substância, semelhante a encontrada no nosso próprio organismo, é utilizada para “preencher o sulco conhecido como “goteira lacrimal”, reduzindo a aparência de “degrau” que algumas pessoas possuem nesta região. A substância vai ocupar o local que estava mais fundo e nivelar a superfície, suavizando a olheira e recuperando o ar de descanso”, explica.

Outros tratamentos podem ser associados, como a aplicação de Luz Intensa Pulsada, a fim de clarear a pele desta região e  lasers fracionados, que estimulam colágeno,  deixando a pele mais firme e tratando rugas. A aplicação de Botox, que suaviza os temidos “pés de galinha” pode ser feita logo nos primeiros sinais.” Normalmente as olheiras se devem a vários  fatores, sendo comum a associação de técnicas em um mesmo paciente, a fim de otimizar resultados”, explica a dermatologista.